PEDRO EMANUEL - Ardínia e D. Tedon. Quartzo Editora e Município de Tabuaço. Viseu/Tabuaço 2013, 36 páginas.
No passado dia 23 de setembro, como vem sendo hábito, foi o dia da Escola, dia do Prémio Abel Botelho que tem distinguido os melhores alunos no segundo e terceiro ciclos e em cada ano do secundário, conforme se poderá ver na notícia anterior. É também o dia em que o Município de Tabuaço brinda os alunos com publicações, valorizando a vertente cultural deste dia. Têm sido sobretudo livros do patrono da Escola, Abel Botelho.
Este ano foram editados duas obras: "Dois Mundos", do escritor tabuacense Ricardo Nieves e "Ardínia e D. Tedon", do ilustrador Pedro Emanuel.
É esta última - ainda só tivemos acesso a esta publicação - que ora sugerimos como leitura. Sendo em desenhos animados é de fácil manuseamento. Conta-nos a conhecida lenda de Ardínia e D. Tedon, passadas nas encontas de Tabuaço e na feira de Lamego. São Pedro das Águias. Graninha. Granja do Terro. Fradinho. Fraga da Moura. Mouros e cristãos. Reconquista cristã. Amores. E amores que não têm religião, mas sonho e ilusão. Luta. Guerra. Convicções e fanatismos. Romantismo e bravura. Vida e morte. E isto também é vida. Também é história e cultura. É chão que nos liga ao passado, nos faz viver na atualidade e nos convoca para o futuro.
Gostei muito de rever esta estória. Fácil de ler ou de ver. As ilustrações são belíssimas.
Sem comentários:
Enviar um comentário